Apesar de facilitar muito a vida dos consumidores, permitindo o acesso a itens que não são possíveis de pagar à vista, o cartão de crédito é a maior fonte de dívidas entre os brasileiros. Afinal, esse sistema funciona como um empréstimo e cada fatura que não é quitada gera juros e multas todos os meses.
Mas, caso já possua dívidas no cartão, não precisa se desesperar. Manter a calma e seguir os passos presentes neste post vão te levar a resolver esse problema muito mais rápido.
O que acontece se a dívida no cartão de crédito não for paga?
O motivo pelo qual é tão fácil se endividar ao utilizar o cartão de crédito é porque esse sistema de pagamento possui mais de um tipo de juros. E, em vez de um valor fixo, é acrescida todo mês uma porcentagem sobre o valor devido.
Quando a fatura não é paga, soma-se ao valor do mês seguinte:
- Créditos rotativos;
- Juros de mora;
- Multa por atraso;
- Valor não pago.
Então, a dívida cresce exponencialmente e até se tornar impossível de ser quitada. Quando isso acontece, os bancos podem inserir o nome do devedor nas listas do SPC e do Serasa, tornando-o oficialmente inadimplente.
Dívida de cartão de crédito caduca?
A maioria das dívidas, incluindo as que são relativas a cartões de crédito, caducam em cinco anos. Porém, esse é um período muito longo para aguentar as consequências de ter o nome sujo, como não poder abrir conta em banco e não ter permissão para pegar empréstimos.
Por isso, o ideal é se esforçar para quitar a dívida o quanto antes e retornar com a vida normal, sem mais preocupações.
Como lidar com as dívidas do cartão de crédito
Assim que uma fatura não for paga, o devedor precisa agir rápido para conter os danos, antes que os juros se multipliquem de forma desmesurada.
A seguir, você vai entender quais são as atitudes que devem ser tomadas para conter e quitar as suas dívidas no cartão de crédito.
Reúna informações
O primeiro passo é entender como as despesas se acumularam e o que faz com que você não consiga pagá-las. Tente responder às seguintes perguntas antes de traçar um plano de resolução:
- Qual é o valor atual da dívida?
- De quanto era a quantia inicial que gerou o problema?
- Quanto é a soma dos juros e das multas que incidem mensalmente sobre a sua dívida?
- Qual a quantia máxima que você consegue pagar por mês?
Visite ou ligue para o seu banco
A segunda conduta que deve ser realizada para que um devedor consiga pagar faturas vencidas do cartão de crédito é conversar com um gerente do banco. Às vezes a situação pode ser resolvida direto com a instituição.
Entretanto, mantenha em mente que o objetivo de um banco é ganhar dinheiro. Por isso é tão importante levar as informações reunidas sobre as suas dívidas e garantir que não vai aceitar uma proposta que seja pouco lucrativa para você.
Analise todas as opções
Antes de aceitar o que a instituição do seu cartão têm a oferecer, reflita sobre as suas outras possibilidades. Alguns bancos, por exemplo, fazem portabilidade de crédito. Assim, tudo o que você deve atualmente pode ser transferido para um credor com juros menores.
Faça um renegociamento
Além da negociação com a entidade a qual deve e a portabilidade de crédito, há uma terceira alternativa para pagar as dívidas: a renegociação em feirões limpa nome.
Como o nome deixa claro, o objetivo desses eventos é facilitar de maneira eficaz o pagamento de débito pelos devedores. Portanto, a visita a um desses feirões é um passo importante para quitar as faturas do cartão de crédito.
Corte despesas extras
Mesmo que você consiga renegociar a dívida, ela ainda precisará ser paga, só que em valor menor. Então, pense em estratégias para conseguir dinheiro suficiente e se livrar dos débitos logo.
Comece, por exemplo, diminuindo gastos com supermercado e economizando no consumo de luz e água. Também é uma boa solução trocar lazeres pagos, como idas a restaurantes, por aqueles que são de graça, como passeios no parque.
Cancele outros cartões
Por último, de maneira alguma continue realizando compras no crédito, para não correr risco de contrair outra dívida. Cancele todos os outros cartões que possuir, mesmo que temporariamente.
Depois de algum tempo, você conseguirá restabelecer as finanças e voltará, com cautela, a utilizar cartões de crédito e ter dinheiro sobrando para o que quiser. Já teve alguma dívida de cartão de crédito? Nos conte nos comentários se conseguiu quitá-la e quanto tempo demorou para isso.