Hoje nós vamos conversar um pouco sobre consórcio/leilão e discutir qual dos dois vale mais a pena. De fato, é muito importante comparar os dois para poder ter certeza de que está fazendo um bom negócio. São poucos de nós que temos condições para adquirir um carro 0 KM, não é mesmo? Então, é provável que essas opções sejam um pouco mais viáveis. Vamos conferir!
Esse post é pra você que realmente não conhece o que é consórcio, muito menos leilão. Mas, ainda assim, quer ter um carro só seu. Venha com a gente nesse artigo que todas as suas dúvidas vão ser sanadas. Bom, pelo menos eu espero que sim!
Se você é novo por aqui, seja muito bem-vindo e sinta-se muito à vontade pra conhecer o nosso trabalho. Nós temos muitos artigos em nosso site que podem ser úteis pra você no seu cotidiano. Não se esqueça de nos seguir, viu? Assim, você vai receber as notificações quando publicarmos alguma coisa aqui no site.
Bom, creio que, sem mais delongas, podemos ir direto ao assunto, que tal? Nesse sentido, eu desejo a você uma ótima e agradável leitura; deixe o seu feedback nos comentários! Vamos lá!
Consórcio ou leilão: conhecendo melhor
Mas, e aí? Consórcio/leilão são boas opções? É claro que é necessário conhecer cada um deles primeiro para depois dar o veredito final, né? Sendo assim, vamos conhecer um pouco sobre como funciona o consórcio e, em seguida, veremos o leilão.
Primeiramente, com o consórcio, você faz uma espécie de uma compra coletiva. Esse consórcio de veículos está no regulamento da lei federal 11.795/2008. Normalmente, as pessoas usam essa opção quando não é necessário ter algum bem como garantia, como casa e etc.
Desse modo, ele funciona da seguinte maneira: no consórcio, uma empresa usa do valor de mercado do veículo consorciado, arcando com parcelas mensais. Ou seja, é como se esse grupo de pessoas, administrado por uma empresa, comprasse o veículo e te cobrasse parcelas por ele. Então, mensalmente, um sorteio é feito para definir um ou mais consorciados para que eles recebam essa “carta de crédito”.
Dependendo de quanto tempo durar o consórcio, pode levar meses ou anos para que você seja sorteado. Entretanto, a maior vantagem seria a anulação dos juros. Isso é um diferencial muito bacana!
Quanto ao leilão, nós devemos saber que ele é uma espécie de negociação de veículos. Ou seja, esses veículos que foram apreendidos podem ser leiloados, conforme o artigo 328 do CTB. Então, você pode tanto adquirir um bom veículo por um preço mais baixo, quando pode adquirir um veículo velho para revenda de peças. No final das contas, é um bom negócio!
A vantagem que você tem é a economia do seu dinheiro, pois no leilão o preço dos veículos costuma ser muito mais baixo que no consórcio. Então, é necessário checar as boas condições do veículo antes de fechar o negócio; esteja atento!
Qual vale mais a pena?
E então? Entre consórcio/leilão, qual é a opção mais viável? A verdade é que a resposta para essa pergunta não existe. Tudo vai depender da sua disposição em gastar e sua urgência em ter um veículo. Como analisamos acima, os dois possuem pontos muito positivos. Entretanto, a economia de dinheiro em um é maior que em outro.
Sendo assim, analise a sua situação e as suas condições no momento. Como os dois são muito viáveis, talvez você precise parar um pouco para pensar sobre o assunto antes de escolher. Contudo, se você analisou as duas possibilidades e viu que ainda assim não é viável, calma! Existe uma terceira via que também pode ser acessada, caso você se interesse.
Fora o consórcio/leilão, existe a opção do carro por assinatura. Por essa você não esperava! O serviço desses carros por assinatura funciona da seguinte maneira: as empresas que trabalham nesse ramo oferecem aos seus clientes espécies de planos mensais ou anuais para que eles possam alugar carros. Nesse sentido, essa opção é completamente diferente de tudo o que nós vimos até aqui.
Isso porque o cliente dessa empresa que aluga o carro, apesar de apenas usar o veículo e não adquirir, aproveita de muitas coisas. Por exemplo, os usuários desse serviço não precisam pagar os licenciamentos ou até mesmo o IPVA. Isso porque as empresas que fornecem esse serviço arcam com toda a papelada do carro! Até mesmo revisões e manutenções, ficam tudo na conta da empresa.
Contudo, os preços podem variar de acordo com muitos critérios. De fato, o modelo do veículo, o fato de ser 0 KM e o tempo de aluguel influenciam no valor final dos planos.
Conclusão
Tá aí uma opção que talvez você nunca tenha ouvido falar! Então, não perca tempo: analise qual é a melhor opção e que cabe no seu bolso.
Assim, eu me despeço de você e agradeço por ter ficado comigo até aqui. Hoje conversamos sobre consórcio/leilão, assim como o serviço de aluguel de carros. Não se esqueça de nos seguir para receber os nossos conteúdos antes de todos. Nos vemos em breve, até mais!