O macaco para trocar pneu de carro é item obrigatório em qualquer veículo e, conforme o modelo escolhido, pode levantar veículos mais robustos sem muito esforço.
O macaco é o equipamento utilizado na troca de pneus do carro, servindo de alavanca, graças ao sistema de manivelas do qual é composto. Ainda que seja um item obrigatório na compra do veículo, por vezes, é necessário trocá-lo ou aprimorá-lo. Neste sentido, qual é o melhor macaco para trocar pneus de um carro?
Na compra de um veículo, seja ele novo ou usado, a pessoa precisa verificar se há o kit obrigatório na entrega. Nele, está o macaco, triângulo, chave de roda e estepe. É importante ter atenção a isso porque a ausência destes equipamentos constituem infração gravíssima, passível de multa no valor de R $191,54, mais sete pontos na CNH.
Porém, mesmo que o item já venha com o veículo quando este é comprado, a pessoa proprietária pode, sim, adquirir um novo equipamento. E isso se dá por diferentes motivos, seja para levantar o veículo com maior facilidade ou adaptar o macaco ao tipo de carro. Mas, e aí, qual acessório é o melhor e o que devo considerar antes de comprá-lo?
Quais os tipos de macaco para trocar pneus de carros?
Antes de mais nada, é preciso desmistificar aquele conceito antigo de um esforço hercúleo para trocar um pneu, mesmo com a ajuda de um macaco. Os modelos atuais são feitos com materiais dobráveis e mais leves, geralmente sem exigir tanta força para levantar mesmo veículos mais robustos, como SUVs.
Diante disso, podemos salientar que existem diferentes tipos de macacos para trocar pneus de carros, cada um com suas características. A partir da análise delas, você avalia qual atende melhor às suas necessidades.
Macaco mecânico
Simples e compacto, é o mais comum nos veículos e normalmente já vem no kit entregue com o carro no ato da compra. Apesar de barato, tem a desvantagem de, normalmente, levantar até 1,5 toneladas. Ou seja, não suporta carros mais pesados.
Outro problema recorrente é o esforço aplicado na troca, inviabilizando o uso por pessoas com menor resistência física.
Macaco hidráulico
Um pouco maior, o macaco hidráulico tem a vantagem de levantar veículos robustos, a exemplo das SUVs, com facilidade. Basta que a pessoa condutora considere um espaço entre o carro e o chão que, preferencialmente, deve ter uma superfície pouco mais regular.
Macaco pneumático
Outro tipo de macaco para trocar pneus de carros é o pneumático, com funcionamento à base de ar comprimido. Embora mais pesado, dispensa esforço físico na operação, além de não demandar solos regulares ou firmes. Caso opte pelo modelo, lembre-se de comprar, também, um compressor de ar.
Formato de macacos para trocar pneus
Além do tipo, é importante atentar-se ao formato encontrado em macacos para trocar pneus de carro. De modo geral, os tipos mais comuns são:
- cremalheira: tem boa capacidade de carga e altura máxima de levantamento
- parafuso ou joelho: leve e funcional, tem facilidade de uso e é ideal para trocar mais simples de pneu
- garrafa: indicado para carros mais altos, tem capacidade de carga e maior estabilidade
- roller ou jacaré: um dos mais utilizados em oficinas mecânicas, possui rodas para encaixar-se no fundo do veículo. Pode ser facilmente transportado, viabilizando seu uso tanto profissional quanto pessoal
- inflável: ideal para carros de passeio e cabe facilmente no porta-malas
Para escolher entre eles, analise a capacidade de carga, altura máxima de levantamento, bem como a marca do equipamento.
Qual o melhor macaco para trocar pneu de carro?
Sem dúvidas, os critérios para definir qual o melhor macaco para trocar pneu de carro passam pelas características do veículo. Só para ilustrar, pessoas que possuem veículos sedãs médios precisam, ocasionalmente, dos modelos do tipo mecânico ou parafuso, graças à altura e peso
Por outro lado, crossovers ou sedãs mais altos requerem o macaco garrafa pneumática. Porém, o macaco do tipo jacaré também está entre os mais indicados, tanto pela capacidade de carga quanto pela possibilidade de transporte. A pessoa condutora pode optar pelo modelo mini jacaré, mais fácil de carregar e, também, mais leve.
No caso de caminhonetes ou SUVs completas, vale investir nos modelos pinhão e cremalheira. De qualquer forma, ao escolher o melhor macaco para trocar pneu de carro, busque a orientação de profissionais especializados que vão lhe mostrar as características do equipamento, bem como custo-benefício.