Métodos de estudos existem aos montes, e alguns se mostram mais eficientes para algumas pessoas do que outros, dado que cada um tem a sua própria maneira de estudar para garantir que todas as informações aprendidas fiquem bem guardadas em suas mentes.
Certas pessoas gostam de estudar apenas lendo as informações, já outras precisam ler e fazer anotações para poder compreender do que se trata o assunto que está sendo estudado. O fato é que o método não importa, o importante é que cada um estude da maneira que julga ser melhor para si.
Mas sabia que existe um método de estudo muito eficaz e que pode ser útil para todas as pessoas? Este método de estudo são os mapas mentais. Eles são, basicamente, diagramas de ideias que te ajudam a criar conexões entre as informações que foram estudadas, permitindo que você se lembre de todas elas com maior facilidade.
Muitas pessoas ainda não conhecem este método de estudo, e se você é uma delas e deseja saber mais sobre ele, continue lendo este artigo e veja mais sobre os mapas mentais e todos os benefícios que este método de estudo pode te proporcionar.
O que são mapas mentais?
Como mencionado, os mapas mentais são diagramas de informações e ideias conectadas que levam a um assunto principal. De forma simples, essas conexões entre informações e ideias permitem que o cérebro entenda e memorize melhor tudo que está sendo estudado por você.
Para formar um mapa mental que seja realmente efetivo para você, é preciso fazê-lo utilizando alguns elementos que o cérebro humano parece gostar bastante. Esses elementos são recursos que auxiliam as sinapses neurais, alguns deles são:
- Utilizar cores bem coloridas ao invés de apenas preto, branco ou cinza;
- Escrever as palavras formando curvas, ao invés de anotar tudo em linha reta;
- Não escrever frases longas, mas sim palavras isoladas que se relacionem umas com as outras;
- Fazer o uso de mais símbolos, ao invés de apenas textos;
- Escrever as palavras e informações por ordem de hierarquia, não de forma aleatória.
O mapa mental, portanto, é formado a partir da combinação de todos os recursos e elementos acima que se relacionam e levam a uma informação central única.
Vantagens de estudar por mapas mentais
O mapa mental pode ser útil em várias situações, como para estudar para concursos e provas, até para organizar o que precisa ser feito em um dia de trabalho ou no dia a dia dentro de casa. Acompanhe agora quais são as principais vantagens que os mapas mentais trazem para quem opta por estudar por meio deles e veja porque eles são a melhor opção.
Organiza o pensamento
Algumas pessoas têm dificuldade em organizar seus pensamentos e ideias antes de começar a estudar, e isso acaba atrapalhando a eficácia de um bom estudo, pois ela ficará perdida em seus próprios pensamentos e não conseguirá organizar suas ideias.
Um mapa mental pode auxiliar bastante nisso, visto que ele irá mostrar quais são os assuntos principais que devem ser estudados primeiro, e quais assuntos podem ficar em segundo plano.
Promove a concentração
Também é possível ficar mais concentrado nos estudos quando se usa o método dos mapas mentais. Isso acontece porque os diagramas facilitam a sua compreensão sobre os mais variados assuntos que precisam ser estudados, garantindo que você se concentre melhor em cada um dos tópicos de forma isolada.
Manter esse tipo de concentração enquanto se estuda é o que torna o estudo muito mais eficiente.
Facilita a memorização
Essa vantagem é um pouco óbvia mas merece ser ressaltada. Ao organizar as ideias e as informações em um diagrama, o cérebro conseguirá assimilar muito melhor as informações, pois ele irá relacionar umas com as outras de forma praticamente automática.
E nada disso tem haver com “decorar”, a memória dos seres humanos funciona muito melhor quando existem associações verbais e visuais, e este é um fato mais do que comprovado.
Aumenta a produtividade
Os mapas mentais também ajudam muito a melhorar a produtividade de uma pessoa, tanto no trabalho quanto na escola, na faculdade ou no momento de estudar para passar em um concurso público. Isso porque ele torna o estudo mais otimizado, facilitando a associação de informações e permitindo que assuntos complexos sejam entendidos de forma mais simples.
Eleva as chances de aprovação
Por fim, o uso dos mapas mentais para estudar aumenta de forma significativa as chances de aprovação em uma tarefa, em uma prova da faculdade ou na prova de algum concurso público, por exemplo.
Por ser um dos métodos de estudo e associação de informações mais completo e eficaz que existe, se você conseguir criar o mapa mental perfeito para você, com certeza terá grandes chances de se sair bem na prova que tanto deseja passar.