Mulheres são extremamente vaidosas por natureza. O cuidado com as unhas e o uso frequente de esmaltes é uma das principais características de vaidade no sexo feminino, afinal de contas, todas as mulheres gostam de ver suas unhas fortes, grandes e sempre pintadas com esmaltes e enfeites de unha.
Contudo, mais importante do que cuidar da aparência das unhas, é cuidar da saúde delas, pois sem uma unha saudável, não é possível mantê-la grande e esmaltada, visto que uma unha sem saúde fica quebradiça e não consegue crescer muito.
Mas como é possível saber se uma unha está saudável ou não? Um dos principais fatores que pode fazer essa indicação, é o amarelamento das unhas, o qual pode ser causado por diversos motivos, não sendo sempre um indicador de falta de saúde. As pessoas idosas geralmente têm unhas amareladas, por exemplo, e nem sempre isso significa que elas não são pessoas saudáveis.
Se você deseja saber mais sobre as causas do amarelamento das unhas de pessoas idosas e se existe uma forma de melhorar, ou evitar que isso aconteça, continue lendo este artigo e saiba tudo que precisa sobre este assunto.
Unhas amareladas
Muitas pessoas, mesmo que não sejam idosas, podem notar uma diferença na tonalidade de suas unhas, mas nem sempre o fato delas estarem amareladas indica que existe algum problema sério de saúde.
Ainda assim, os especialistas da área dermatológica recomendam que todas as pessoas que apresentem mudanças repentinas na tonalidade das unhas, procurem pelo profissional mais próximo para saber o que pode estar acontecendo.
Pois ao mesmo tempo que a mudança na tonalidade das unhas pode não ser nada demais, as unhas amareladas podem sim, indicar alguma doença.
Por que pessoas idosas normalmente têm unhas amareladas?
Existem muitos motivos que podem ser as respostas pelo amarelamento das unhas das pessoas, principalmente no que se refere ao amarelamento das unhas de pessoas idosas. Com isso em mente, veja a seguir alguns tópicos que indicam algumas possíveis causas do amarelamento nas unhas das pessoas, tanto em pessoas idosas, quanto em pessoas mais jovens.
Idade
As unhas amareladas em pessoas mais velhas é algo bastante comum, isso porque o amarelamento das unhas está diretamente relacionado com o processo natural do envelhecimento. Ou seja, ver uma pessoa idosa com as unhas amareladas é normal e nem sempre indica que a pessoa possui algum problema de saúde.
Cigarro
Muitas pessoas pensam que o cigarro amarela somente os dentes, mas a verdade é que ele também é um dos causadores do amarelamento das unhas. Isso porque a nicotina e o alcatrão presentes no cigarro, ocasionam manchas nas unhas e na pele ao redor delas de quem está acostumado a segurar cigarros. O cigarro também ajuda a interromper o fluxo do oxigênio que vai para as unhas, o que ajuda a deixá-las com tonalidade amarela.
Medicamentos
O uso constante de medicamentos orais também pode colaborar para que as unhas fiquem com tonalidade amarela, principalmente o uso de remédios que agem diretamente no fígado ou que contém substâncias que prejudicam a coloração natural das unhas.
Pessoas idosas, geralmente, fazem o uso de muitos medicamentos, o que pode acelerar o processo de mudança de tonalidade nas unhas, deixando-as com aspecto amarelado mais rapidamente.
Produtos
Alguns produtos cosméticos como esmaltes também podem ocasionar no amarelamento das unhas, principalmente o uso constante de esmaltes com pigmentação forte como preto, vermelho, marrom, pink, vinho, azul e roxo escuro, por exemplo.
Produtos de limpeza também provocam o amarelamento das unhas, pois os químicos presentes neles degradam a tonalidade e a pigmentação natural das unhas, por isso é importante nunca se esquecer de usar luvas para manusear esses tipos de produtos.
Alimentação
Por fim, uma alimentação não saudável também ocasiona o amarelamento das unhas, pois essa tonalidade amarela pode surgir devido a falta de algumas vitaminas e nutrientes que são extremamente necessários para o bom funcionamento do nosso organismo. Esses nutrientes e vitaminas são: vitamina A, ácido pantotênico, vitamina B5, ferro, cálcio e queratina.
Tratamentos fortalecedores para unhas
Agora que você já sabe quais são algumas das principais causas do amarelamento das unhas, veja abaixo uma pequena lista de tratamentos simples que você pode adotar para evitar que suas unhas fiquem amareladas:
- Ter uma alimentação balanceada e rica em alimentos que contenham os nutrientes e vitaminas citados no tópico anterior como ovos, fígado, leite, vegetais de folhas escuras como couve e espinafre e abacate, por exemplo;
- Nunca utilizar acetonas para remover esmaltes, apenas removedores que não são feitos a base de acetona, pois além dela deixar a unha amarela, a acetona também enfraquece as unhas;
- Utilizar luvas sempre que for manusear quaisquer produtos de limpeza, inclusive ao lavar a louça, pois o contato frequente e direto com o detergente também amarela as unhas.