Muitas pessoas optam por ter uma piscina, até porque é uma forma de lazer, dessa maneira, iremos falar sobre formas de aquecimento para piscinas. Ter um local para relaxar que seja quentinho e confortável, é tudo que qualquer um quer, não é mesmo? Sendo assim, explicaremos maneiras de melhorar o seu espaço.
Há bastante busca sobre formas de aquecer piscinas. Essa busca pode ocorrer por vários motivos, um deles é o inverno, estação em que não conseguimos entrar em uma piscina com água fria. Além disso, ter uma água aquecida ajudará em um melhor relaxamento.
Aquecimento para piscinas através do aquecedor solar
Um meio que pode auxiliar muito no aquecimento para piscinas, é o aquecedor solar. Nessa opção, os coletores absorvem a energia do sol. Após essa etapa, a energia absorvida é responsável pelo impulso que as bombas realizam na água.
Em decorrência dos movimentos gerados, a água se move pelos coletores, o que gera um crescimento do calor de acordo com cada passagem. Esse meio de aquecimento é muito benéfico, pois proporciona uma economia significativa.
É claro, haverá alguns gastos na instalação, mas vale destacar que é algo durável e que irá gerar uma excelente economia para seu bolso. Outro ponto positivo, é que é uma forma de energia sustentável, pois o sol é uma fonte renovável.
Contudo, é fundamental a observação de algumas considerações. A primeira coisa que iremos mencionar, é o espaço. Isso porque as placas necessitam de um lugar grande e que não tenha sombras. Na maioria das vezes, os lugares usados para a instalação são telhados, lajes ou se possível o chão.
É importante destacar que em dias nublados a energia solar é afetada, em decorrência disso, é melhor que ela tenha utilização com outras formas de aquecimento. Desse modo, a energia solar entra como um meio de economia e a outra fonte entra para complementar em dias necessários.
Aquecimento por meio de gás e energia solar
Como já falamos anteriormente, somente o sistema solar não é suficiente em alguns dias, como dias nublados. Desse modo, iremos falar agora sobre um tipo de aquecimento para piscinas que terá uso de mais se um sistema.
Dessa maneira, um dos aquecedores que poderá auxiliar a energia solar é o aquecedor a gás. Essa opção pode ser muito vantajosa para aqueles que procuram tirar proveito desses dois sistemas.
Sabemos que o sistema solar é capaz de oferecer uma maior economia, além disso, é um meio sustentável de se obter energia. Contudo, essa fonte é mais eficaz durante dias ensolarados. Sendo assim, quando o dia é mais nublado ou em alguns períodos do ano, essa energia não será suficiente para manter a água aquecida.
Desse modo, ter uma fonte de energia complementar irá auxiliar muito. É aí que entra o aquecedor a gás, que é um meio que não terá interferência do clima. Fazendo o uso desse aquecedor, você irá conseguir manter a água da piscina quente sempre.
Além disso, é muito válido destacar, que o sistema solar irá auxiliar ainda na economia energética. Pois, mesmo que ela não seja capaz de manter a piscina sempre quente, ela irá ajudar para que não seja necessário um grande uso do gás.
Aquecimento de piscinas por meio de aquecedor elétrico
Já falamos de duas opções que podem ter utilização no aquecimento de piscinas. Mas, a que iremos falar agora é a que mais tem uso dentre as opções.
Esse sistema atua como um chuveiro elétrico, ou seja, aquece a água e retorna para a piscina. Esse sistema tem muita utilização, pois é fácil de instalar. Isso porque não necessita de nada muito complicado e específico.
Essa é uma opção vantajosa em um período mais curto, já quando se necessita do uso para um tempo mais extenso, não é tão favorável. Isso acontece, porque a conta de energia com toda certeza irá apresentar um valor aumentado.
Aquecedor através de bomba de calor
O aquecedor de bomba de calor, é um tipo de aquecimento para piscinas que pega o calor da atmosfera e aumenta através de um compressor. Após isso, o calor absorvido é passado para a serpentina onde a água da piscina irá passar e ficar quentinha.
Esse meio é mais econômico do que o aquecedor solar, por exemplo. No entanto, é preciso que a temperatura esteja mais quente, pois em dias mais frios irá ser mais lento o processo de aquecimento.
Outro ponto que devemos destacar, é que essa fonte necessita de uma instalação ao ar livre. Além disso, para piscinas pequenas, essa alternativa pode não ser a mais vantajosa, pois possui um alto custo e necessita de manutenção.