Há muito tempo atrás ficou estabelecido que levar as crianças desde cedo para a escola é a melhor forma de estimular o aprendizado nas jovens mentes desses pequeninos.
A partir disso, especialistas em educação infantil têm se empenhado para identificar os fatores que facilitam e consolidam esse aprendizado em alunos da educação infantil.
E dentre as observações feitas, ficou claro que fortalecer a memória das crianças as ajuda a aprender mais e melhor e também a desenvolver de forma mais suave as habilidades adquiridas.
Mas, como fortalecer a memória das crianças pode ser a chave para um melhor desenvolvimento do seu aprendizado?
Nos tópicos a seguir nós respondemos a essa pergunta e ainda listamos alguns exercícios práticos que servem para estimular a memória de crianças. Veja!
De que forma fortalecer a memória das crianças pode ajudar no aprendizado delas?
O que nós conhecemos como memória é o principal padrão cognitivo utilizado pelo cérebro para reter informações dos mais variados tipos. Por outro lado, é justamente a capacidade de reter informações que possibilita o ato de aprender.
Em outras palavras, estimular a memória de uma criança faz com que ela tenha mais capacidade de reter informações, o que é o mesmo que ter uma maior capacidade de aprender.
Por esse motivo, é correto afirmar que pais e professores devem se empenhar em fortalecer a memória dos pequenos, a fim de torná-los mais aptos ao aprendizado.
Exercícios práticos para estimular a memória das crianças
Agora, confira nos tópicos abaixo 5 formas de fortalecer a memória das crianças com exercícios que são bastante divertidos e interativos.
Contação de histórias
Figurando como um dos hábitos mais utilizados por pais e mães, principalmente na hora de dormir, contar histórias é uma das melhores formas de fortalecer a memória das crianças.
Isso porque, à medida que as histórias são contadas, o sistema cognitivo dos pequenos é treinado para absorver as informações e armazená-las. Se você ainda não conta histórias para o seu filho(a), experimente começar hoje mesmo!
Conversar sobre o dia
O segundo exercício para fortalecer a memória das crianças que queremos apresentar é o simples hábito de conversar com o pequeno sobre como foi o seu dia.
À medida que o pai e/ou mãe pergunta à criança sobre o seu dia, o cérebro do jovem é estimulado a fornecer informações que foram “salvas” pela memória, o que acaba fortalecendo-a.
Por esse motivo, para favorecer o bom desenvolvimento cognitivo do seu pequeno, pergunte como ele passou o dia. Além de fazer bem para a memória da criança, esse exercício tende a melhorar a relação entre pais/mães e filhos.
Estímulo à imaginação
Outra forma de fortalecer a memória das crianças é estimular a imaginação delas, deixando-as livres para desenhar, escrever e falar, principalmente.
Para tanto, você pode matricular o seu filho em uma aula de pintura ou de desenho, por exemplo. Por outro lado, também é efetivo dar mais voz à criança e deixá-la expressar o que sente através das palavras escritas e/ou faladas.
Fazendo isso, além de estimular a memória do seu filho, você poderá estar fazendo brotar um artista, comunicador ou escritor dentro da sua casa!
Jogo da memória (o que tinha aqui?)
O chamado jogo da memória, também conhecido como “o que tinha aqui?”, é uma famosa e divertida maneira de estimular a memória de crianças.
Um bom exemplo de como você pode praticar esse joguinho com o seu filho é o seguinte:
- Pegue alguns copos de cores diferentes e coloque-os em uma sequência em cima de uma mesa. Certifique-se de que não existe nenhum outro objeto em cima dessa mesa;
- Em seguida, dê um tempo para que o seu filho memorize as cores e a sequência na qual os copos foram colocados;
- Por fim, retire os copos de cima da mesa, espere um minuto e depois pergunte à criança quais eram as cores dos copos, quantos copos havia em cima da mesa e em qual sequência eles estavam.
Repita esse jogo algumas vezes para estimular a memória e o aprendizado do seu filho!
Praticar cantigas
A nossa última dica de exercício para fortalecer a memória das crianças é praticar cantigas com esses pequeninos.
Nesse método não existem segredos. Basta cantar junto com a criança alguma música curta que seja popular e divertida, como cânticos religiosos e culturais, por exemplo.
Com o passar do tempo, a mente da criança irá memorizar as frases e as melodias cantadas, fortalecendo o mecanismo responsável pela retenção de informações.