O sistema de arrefecimento e, consequentemente, o radiador são alguns dos componentes mais importantes para um bom funcionamento do carro. Ao mesmo tempo, o superaquecimento, relacionado a uma falha nesses elementos, é um dos problemas mais comuns em um automóvel.
Uma revisão no sistema de arrefecimento é a melhor forma de garantir que o veículo não esquentará demais. Vamos te ensinar neste artigo como e com que frequência realizá-la.
O que é o sistema de arrefecimento e o radiador?
O sistema de arrefecimento serve para manter a temperatura do motor, evitando o seu superaquecimento e, consequentemente, a sua fusão. O radiador, por sua vez, é uma das peças responsáveis por resfriar o automóvel. É nele que acontece o processo responsável por equilibrar a temperatura do carro.
Isso é feito por meio de uma ventoinha e um líquido de refrigeração, localizadas no seu interior. O líquido absorve o calor do motor, enquanto a ventoinha o faz esfriar, para, então, o motor ser resfriado.
Por que fazer a revisão no sistema de arrefecimento e no radiador?
O principal motivo pelo qual é necessário fazer uma revisão periódica no sistema de arrefecimento é porque qualquer mau funcionamento nele pode levar à fusão do motor e até causar explosões no carro.
Para que o veículo mantenha a temperatura ideal, o líquido de refrigeração precisa estar no nível certo. Além disso, o aditivo usado na sua composição deixa de ter efeito depois de um ano, precisando ser trocado.
A falha da ventoinha, os vazamentos e um radiador enferrujado também são problemas comuns em automóveis que não passam por revisões.
Quando deve ser feita a revisão no sistema de arrefecimento e no radiador?
O ideal é que a checagem do radiador seja feita a cada seis meses. Porém, falhas no motor, aquecimento acima do normal e barulhos diferentes na ventoinha são bons motivos para adiantar a revisão. Se o seu veículo possui esses sintomas, você deve verificar o estado do sistema de arrefecimento agora mesmo.
É possível fazer a revisão no sistema de arrefecimento e no radiador sem um mecânico?
O carro todo precisa ser revisado por um mecânico pelo menos duas vezes ao ano. Esse profissional é o mais capacitado para encontrar os problemas que o motorista com pouco conhecimento não seria capaz de identificar.
Contudo, durante o intervalo entre uma ida e outra à oficina, você pode fazer checagens simples, apenas para garantir que não é necessário adiantar a próxima visita.
O importante é que, caso sejam encontrados defeitos no sistema de arrefecimento, você leve o carro para um conserto com um profissional e não tente realizá-lo por conta própria. Mexer no veículo sem entender sobre o seu funcionamento pode piorar o problema, prejudicando outros componentes.
Como fazer a revisão no sistema de arrefecimento e no radiador?
O primeiro passo para uma revisão do radiador em casa é desligar o carro e deixar o motor esfriar completamente, para que você não se queime. Depois, a tampa dessa peça deve ser retirada e dois critérios precisam ser analisados: o nível e a cor do líquido de refrigeração.
Nível do líquido de arrefecimento
Se o líquido de refrigeração não estiver dentro do nível indicado, será necessário ir ao mecânico para completá-lo. Depois de repor o nível normal do produto, você precisa fazer outra checagem para ter certeza de que ele não está baixando muito rapidamente, o que costuma ser um sinal de vazamento.
Cor do líquido de arrefecimento
A cor da substância usada para esfriar o motor do carro também importa, sendo sempre colorida (verde, azul, rosa ou vermelho), por causa do fluído do radiador. Se estiver marrom ou preta, existe ferrugem na peça e ela precisa ser limpa.
Esses são os passos que é possível realizar sem ajuda profissional. Além desses, na revisão completa, o mecânico provavelmente avaliará os outros componentes da refrigeração do automóvel, como a bomba d’água e a válvula termostática.
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