Com cada vez mais adeptos à alimentação saudável, as indústrias tentam se adequar, oferecendo produtos que parecem fazer bem à saúde. O problema é que nem sempre essas empresas são honestas quanto aos efeitos dos seus produtos na saúde dos consumidores, sendo necessário ler o rótulo para saber se são, realmente, alimentos saudáveis.
Abaixo, você aprende a identificar por conta própria alimentos saudáveis e descobre quais são os produtos que parecem fazer bem à saúde mas não são tão bons assim.
Como identificar alimentos saudáveis?
Alimentos comprados prontos sempre tendem a ser menos saudáveis do que os feitos em casa. Por isso, ao fazer as suas compras, você sempre deve desconfiar de embalagens que enfatizam pouca gordura, calorias, açúcar ou sódio. O motivo para isso é que o produto pode ter outros componentes que não fazem bem ao corpo humano.
A seguir, você fica sabendo como reconhecer produtos saudáveis nas prateleiras do mercado.
Lista de ingredientes
A melhor forma de saber se um alimento cumpre o que promete é lendo a lista de ingredientes. Nela, os componentes dos produtos alimentícios são citados seguindo a ordem dos que foram usados em maior quantidade para a menor.
Dessa forma, um alimento que possui açúcar ou algum tipo de óleo como primeiro ingrediente da lista não é saudável.
Validade
Quanto tempo dura o suco que você faz em casa? E o que vem pronto do mercado? Alimentos naturais possuem um tempo de validade muito menor do que os industrializados, pois as empresas adicionam conservantes aos seus produtos.
O problema é que esse tipo de aditivo é associado a doenças cardiovasculares e até ao desenvolvimento de cânceres. Por isso, se um produto que deveria estragar rápido tem uma validade longa, ele não faz bem à saúde.
Calorias
A maioria das pessoas associa o controle do peso com uma vida saudável. A partir dessa crença, as indústrias as convencem de que certos alimentos são melhores apenas por possuírem menos calorias. Mas não é assim, apenas a contagem calórica não é suficiente. Alimentos diet, por exemplo, costumam receber mais sódio e conservantes para compensar a ausência de açúcares e carboidratos.
Desta forma, é preferível comer alimentos naturais com muitas calorias do que os ultraprocessados de baixo valor calórico. Até porque você pode controlar a quantidade de comida que você ingere e manter o consumo calórico reduzido.
Alimentos que não são tão saudáveis
Separamos para você os alimentos mais populares entre os que são conhecidos por serem saudáveis, mas que possuem uma série de componentes que não fazem bem à saúde.
Pão de forma / pão em fatia
Nada melhor para um lanche saudável do que um sanduíche natural, certo? Só que você já parou para pensar porque o pão de forma demora tanto a estragar? Bom, a resposta é simples: eles possuem uma enorme quantidade de conservantes.
Até mesmo o pão em fatia integral é cheio desses aditivos. Felizmente, isso não significa que você precisa parar de comer pão. A maioria dos pães feitos de forma artesanal fazem bem e podem ser adicionados aos seus lanches saudáveis.
Sopa instantânea
Esse é o típico caso de um produto que todo mundo acha que é saudável por ser baixo em calorias. Se o seu objetivo é só perder peso, sem ligar para a nutrição, então vá em frente e consuma sopas instantâneas. Contudo, esse alimento é rico em sódio e tem baixo valor nutricional, sem nenhuma vitamina ou proteína que ajude no funcionamento do seu corpo.
Uma sopa feita em casa pode ser mais calórica, mas tem nutrientes que melhoram a pele, o intestino, diminuem o inchaço, aumentam a massa muscular e até potencializam a perda de peso. E se o problema é a praticidade, as sopas caseiras podem ser congeladas para serem consumidas de forma rápida por até 3 meses.
Molhos para salada
Quem não gosta de adicionar um molhinho para temperar a salada? Mas esse alimento precisa ser muito bem escolhido ou você corre o risco de perder os aspectos positivos dos vegetais.
Em primeiro lugar, os molhos para salada comprados pronto são cheios de sódio e de conservantes. Além desses, algumas receitas caseiras que contém creme de leite ou exageram no azeite se tornam muito gordurosas e dificilmente se tratam de alimentos saudáveis.
Milho e ervilha enlatados
Apesar do milho ser um ótimo alimento, que contém vitamina A e B, assim como a ervilha, que é rica em vitaminas A, B, C, E e K, a salmoura que os mantém frescos possui alto teor de sódio. Por esse motivo, é preferível comprar o milho em espigas e cozinhá-lo. Já a ervilha pode ser comprada inteira ou em um pacote em que tenha sido congelada fresca.
Granola
Você sabe o que é granola? Basicamente, é um mix de cereais e castanhas caramelizados. Então, no quesito fibras e nutrientes, a granola faz parte do rol de alimentos saudáveis.
Contudo, como você pode imaginar, esse é um alimento que contém bastante açúcar para deixá-lo caramelizado. Por isso, a sua ingestão deve ser moderada.
Iogurte
Um alimento que combina bastante com a granola, principalmente se o objetivo é fazer lanches saudáveis, é o iogurte. E, realmente, o iogurte em si faz muito bem, principalmente na regulação do intestino.
O problema é que se tornou um hábito o consumo da sua versão industrializada, que possui bastante açúcar, especialmente porque o sabor do iogurte natural não é tão apreciado. Assim como outros exemplos dessa lista, o iogurte ultraprocessado é cheio de açúcar, sódio, corantes e saborizantes artificiais e conservantes.
Barra de cereal
Por serem fontes de fibras e carboidratos que ajudam a repor as forças, as barras de cereais se popularizaram como alimento pré e pós-treino na academia. Só que os seus benefícios param por aí, pois as barras de cereais também são ricas em açúcar e conservantes. Então, não são alimentos saudáveis.
Gelatina
No caso da gelatina, a sua presença nos lanches saudáveis se deve por ela ser rica em colágeno. O que você talvez não saiba é que esse alimento também é rico em açúcar, corantes e aromatizantes artificiais que não fazem bem à saúde.
Que tal substituir a gelatina saborizada por sua versão incolor e adicionar sucos naturais e frutas para deixá-la mais saborosa e saudável ao mesmo tempo?
Biscoitos integrais
Os biscoitos integrais, aqueles que vêm em pacotes similares aos biscoitos recheados, são uma opção mais saudável do que o biscoito tradicional. Contudo, isso não quer dizer que fazem bem à saúde. Eles ainda são ricos em açúcares e conservantes, sendo melhor evitá-los.
Chá gelado pronto
Os chás são ótimos alimentos, que possuem a capacidade de acalmar ou dar energia, desinchar o corpo, diminuir dores, entre outros benefícios. Porém, aqueles chá engarrafados ou enlatados geralmente não passam de água com açúcar e sabores artificiais, contendo quase nada de ervas.
Como é possível notar, em geral, os alimentos industrializados dificilmente são saudáveis. Por isso, prefira fazer lanches com pães artesanais, frutas e chás frescos. Compartilhe esse conteúdo para que os seus amigos também saibam reconhecer produtos que não são saudáveis!