Dentro de uma empresa, o setor de TI é de grande importância, haja vista que ele é o responsável por uma série de demandas.
Além do suporte técnico, que é o mais comum, o setor de TI também é responsável por fazer uma análise estratégica.
Devido a sua grande importância, algumas empresas consideram terceirizar o TI. Mas será que de fato vale a pena? Quais são as vantagens em fazer isso?
A verdade é que a aceleração tecnológica tem feito com que o setor de TI não dê conta de todo o trabalho. Por consequência, algumas falhas podem ocorrer.
Em vista disso, uma das formas de evitar esse problema é terceirizar o TI. Então, para que você se convença disso, nesse artigo iremos falar sobre as 7 vantagens em fazer isso para a sua empresa.
Por que terceirizar o setor de TI?
O fato é que terceirizar o TI gera uma série de benefícios, em especial se a sua empresa depender da tecnologia para a grande parte das operações.
Em relação às principais vantagens de terceirizar o TI da sua empresa, podemos citar as seguintes:
1. Excelente custo-benefício
Não é fácil tampouco barato manter o setor de TI interno. Afinal de contas, é preciso investir em equipamentos, profissionais capacitados, treinamentos, softwares e uma série de outras coisas.
Além disso, como a tecnologia está sempre evoluindo, apenas não faz sentido montar esse setor na empresa e mantê-la sem investimentos.
É preciso renovar sempre esse setor, algo que gera custos. Mas, ao optar por terceirizar o TI, a sua empresa lida sempre com um valor fixo, incluindo todas as preocupações no pacote.
2. Foco no core business
Vamos supor que você tenha uma empresa de cosméticos e que, por isso, tem que se preocupar em desenvolver campanhas que sejam atraentes.
Nesse caso, é preciso entender cada vez mais o seu público, para poder desenvolver produtos inovadores.
Agora, imagine se o site da sua marca ou mesmo a loja virtual sai do ar? Com certeza isso irá gerar grandes prejuízos, certo?
A cada momento que a sua loja não está no ar, são vendas que você perde. Sendo assim, numa situação como essa, é preciso deslocar todo o foco para esse problema, já que é uma emergência.
Mas, quando você resolve terceirizar o TI da sua empresa, evita que todos os funcionários tenham de se focar nesse problema.
Afinal, você vai ter uma equipe especializada para poder lhe ajudar a resolver esse problema o quanto antes.
3. Infraestrutura completa
Ter uma estrutura para o setor de TI é algo bem difícil, haja vista que requer uma série de equipamentos distintos.
Inclusive, não são poucos os gestores que têm um verdadeiro dilema ao falar sobre os equipamentos necessários, manutenção e substituição.
A grande questão é que, na maior parte das vezes, a gestão prefere investir mais na atividade-fim, o que deixa o setor de TI suscetível a falhas.
Mas, ao ter uma empresa terceirizada, isso não acontece. Afinal de contas, ela terá equipamentos modernos sempre à disposição.
4. Suporte e monitoramento constante
De nada adianta ter os melhores equipamentos se você não tiver pessoas capacitadas, que saibam como usar.
Sendo assim, é vital ter profissionais capazes de mexer em todo o equipamento, sempre que for necessário.
A equipe terceirizada é capaz de se dedicar por inteiro, além de escalar os serviços de acordo com a necessidade da empresa.
Fora isso, esses profissionais devem sempre analisar e tentar procurar por alguma falha operacional, por meio de testes de simulação e auditoria.
Dessa forma, mantém a sua empresa mais segura, já que evita que ela se torne vulnerável a danos que são reais.
5. Mais estratégia e competitividade
Ao terceirizar o TI da empresa, esse setor irá se dedicar a encontrar as melhores estratégias para o seu negócio.
Isso quer dizer que a equipe irá sempre recomendar tecnologias e metodologias que de fato são adequadas.
Por consequência, a sua empresa vai ter mais resultados, podendo ultrapassar os seus concorrentes. E tudo isso a um preço justo.
Considere que um gerenciamento mais próximo da infraestrutura de TI está diretamente ligado a um diferencial competitivo para a marca.
Por meio dela, a empresa será capaz de implementar novas tecnologias com muito mais eficiência e rapidez.
Afinal de contas, terá à disposição profissionais com alto grau de conhecimento, sempre apoiando cada etapa.
6. Redução de custos
Sim, terceirizar o TI irá reduzir os custos da sua empresa. Afinal de contas, você não ter que gastar dinheiro com processo de seleção e recrutamento, por exemplo.
Fora isso, também não terá que arcar com os impostos de folha de pagamento, haja vista que os profissionais são de responsabilidade da empresa que você contratou.
7. Maior controle do ROI
Ao terceirizar o TI, torna-se mais fácil mensurar o ROI, haja vista que a tecnologia permite definir e acompanhar metas, bem como evitar gargalos no processo.