Você já se perguntou por que as mulheres não ficam carecas? Não é possível encontrar mulheres calvas ou carecas, por motivos naturais, como acontece no caso dos homens.
Hoje iremos esclarecer o real motivo desse fato já que apesar de perder muitos fios é praticamente impossível encontrar uma mulher que tenha ficado careca naturalmente.
Na verdade, esse fato se dá por efeitos genéticos ou hormonais. Ademais, algumas pessoas possuem predisposição a ficarem calvas ou carecas.
Fique conosco pois iremos saber mais a respeito desse e de outros fatos.
Quem tem maior chance de ficar careca?
Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a calvície não acomete pessoas aleatoriamente. Na verdade, algumas pessoas já possuem predisposição a ficarem carecas.
A calvície pode ser causada por inúmeros fatores, e existem diversos motivos para uma pessoa chegar a ficar careca. Dentre os principais motivos, os mais comuns são: a genética e fatores hormonais, que possam acometer algumas pessoas.
Ademais, outras coisas no cotidiano podem acabar fazendo com que a queda de cabelo seja maior do que o crescimento dos fios, causando calvície e até deixando a pessoa completamente careca.
A seguir, listamos alguns dos principais fatores causadores de calvície. Acompanhe:
- Hábitos e estilo de vida desregrados: O consumo excessivo de álcool, o tabagismo, o sedentarismo e uma alimentação desregrada, podem contribuir para a queda de cabelo deixando a pessoa careca;
- Alguns tipos de medicamentos: Alguns medicamentos interferem na corrente sanguínea, o que reflete diretamente na queda e no crescimento do cabelo;
- Doenças inflamatórias ou autoimune: Algumas doenças afetam diretamente o sistema imunológico do indivíduo, enfraquecendo e prejudicando a formação de novas células, incluindo o crescimento do cabelo, e contribuindo para o enfraquecimento das raízes, causando a queda;
- Estresse excessivo: É possível encontrar muitas pessoas que relatam ter perdido o cabelo por excesso de stress em suas rotinas, já que a ansiedade e outros sintomas do estresse também podem interferir no enfraquecimento do sistema imunológico.
Caso perceba uma queda mais significativa em seus fios de cabelo, procure um médico de confiança para realizar exames e identificar a causa da queda.
Quando identificado no início esse problema pode ser tratado evitando que o indivíduo chegue a ficar careca completamente.
Por que as mulheres não ficam carecas?
Como vimos anteriormente as causas que levam uma pessoa a ficar careca ou a apresentar calvície são inúmeras. No entanto, mesmo com alguns desses problemas, é muito difícil a calvície acometer as mulheres, sendo mais comum em homens de todas as idades. E na verdade existe uma boa explicação para esse fato.
A razão pela qual o cabelo dos homens cai com maior frequência, é a quantidade consideravelmente maior de um hormônio masculino chamado testosterona, em seu organismo. Ou seja, a calvície, ou alopecia, que é o tipo mais comum da doença, está diretamente relacionada ao hormônio masculino.
Para entender com mais clareza, precisamos entender exatamente como a calvície acontece. Quando uma enzima, chamada 5-alfa-redustásia, entra em contato com a testosterona, causa um efeito químico, que produz outro hormônio, o di-hidro-testosterona.
Ao entrar na corrente sanguínea, esse hormônio chega até os bulbos capilares, deixando-os mais finos, o que consequentemente causa a queda. E é aí que a herança genética faz a diferença, afinal, pessoas com uma boa herança genética não possuem receptores celulares sensíveis a esse hormônio em seus corpos cabeludos, o que o impede de agir.
E é por isso que podemos concluir que as mulheres não ficam carecas. Pois mesmo com uma herança genética com predisposição à calvície, o baixo nível de testosterona impede uma formação excessiva de di-hidro-testosterona.
O efeito máximo desse hormônio no corpo feminino, é um afinamento dos fios de cabelo, que, apesar de enfraquecidos, não chegam a cair.
O que fazer para evitar a calvície?
Mesmo que não seja frequente que as mulheres fiquem carecas ou calvas, a alopecia pode aparecer, criando pequenas falhas no topa da cabeça.
E para evitar esse efeito indesejável, é necessário tomar alguns cuidados, como por exemplo:
- Evitar estresse excessivo;
- Praticar exercícios diariamente;
- Evitar ingerir álcool em excesso;
- Não fumar;
- Ter uma alimentação saudável.
Além desses cuidados, utilizar produtos adequados ao seu tipo de cabelo, evitar manter as madeixas sempre presas e consultar um especialista regularmente podem te ajudar a ficar longe desse problema!
Agora você já sabe os motivos pelos quais as mulheres não ficam carecas. Atente-se aos sinais de seu corpo. Afinal, pequenas falhas no couro cabeludo podem indicar que algo está errado com sua saúde, e o ideal é buscar imediatamente o auxílio de um médico ou dermatologista!