Hoje nós iremos conversar sobre a diferença entre o óleo lubrificante e o óleo hidráulico. Será que é tão diferente assim? É isso o que vamos descobrir hoje! De fato, quando se trata de mecânica, a maioria dos homens ficam bem empolgados. Assim, muitos se interessam demais pelo assunto por conta de ser bem complexo. Mas fique sossegado, não é tão difícil assim, tá bem?
Nesse assunto sobre os óleos, com certeza pode acabar gerando uma confusão enorme. Até porque não existe apenas um tipo de óleo pros nossos veículos. E dependendo de onde esse óleo é necessário, seja no motor, ou enfim, em qualquer outro lugar, o óleo é diferente. Sendo assim, viemos trazer pra vocês a diferença entre esses óleos, que com certeza vai ajudar muito na compra.
Nesse sentido, se você é novo por aqui, eu quero agradecer imensamente pela sua visita ao nosso site e dizer que você é muito bem-vindo! Sinta-se completamente à vontade para conhecer o nosso trabalho e explorar o nosso site. Assim, lendo os nossos artigos passados, você vai encontrar muitas coisas bacanas que podem acabar sendo úteis para você! Deixe seu feedback ou comentário abaixo.
Bom, sem mais delongas, creio que nós já podemos ir direto ao assunto, não é mesmo? Eu espero que você tenha uma boa e agradável leitura. Se tiver dúvidas, deixe nos comentários abaixo e logo se tornará em um artigo de resposta, tá bem? Bora lá, galera!
Óleo lubrificante e óleo hidráulico: quais são as maiores diferenças?
Primeiramente, creio que é muito importante conhecermos cada um individualmente, para depois mostrarmos as diferenças, não é mesmo? Caso você não conheça nenhum dos dois, pra você devem ser praticamente iguais, mas não são. Vamos ver então como funciona e enfim: tudo o que você precisa saber sobre óleo lubrificante! Vamos lá!
Em primeiro lugar, devemos saber que o óleo é essencial pro seu veículo para que o desempenho seja potencializado. Nesse sentido, existem prazos para trocas de óleo. A lubrificação pode reduzir bastante o atrito das peças que estão dentro do motor dos veículos. Dessa maneira, a durabilidade é enorme, não é não? Sendo assim, não deixe de fazer a troca do óleo lubrificante de seu carro.
Em segundo lugar, vamos ver o que é o óleo hidráulico. De fato, esse tipo de óleo é aplicado sobre a direção hidráulica do automóvel. Ou seja, ele funciona como o fluido que transmite maior energia e força necessárias nas engrenagens da direção. Sendo assim, você economiza energia ao manusear o volante com menos força, pois se o óleo estiver trocado em dia, o volante será mais maleável.
Sendo assim, acabamos de aprender o que é um e o que é outro, não é mesmo? Agora, qual é a diferença entre esses dois? Bom, ambos servem para lubrificar. Contudo, a questão das diferenças entre os óleos é o lugar onde é aplicado. O óleo lubrificante comumente é aplicado no cofre do motor. É necessário abrir a tampa do abastecimento, e com um funil, aplicar o óleo novo.
Já com o óleo hidráulico, deve ser aplicado no reservatório de óleo, na caixa de direção, na tubulação de alta e baixa pressão. Sem falar da direção tipo pinhão e cremalheira que também precisa de óleo.
Tipos de óleos lubrificantes
Acabamos de ver a diferença entre o óleo hidráulico e o lubrificante, não é mesmo? Não foi assim tão difícil. Mas, a verdade é que existem diversos tipos de óleos lubrificantes. Então, achei necessário trazer isso pra nós conhecermos melhor, e saber escolher melhor na hora da compra. No total, são três tipos diferentes de óleos que podem ser usados no seu veículo.
Primeiramente, vamos falar do óleo mineral. Esse tipo de óleo é extraído dos refinamentos de petróleo bruto. Ou seja, sem nenhum tipo de componente desconhecido ou sintético. Isso resulta numa mistura de muitos componentes na estrutura do óleo. Mas, ainda assim, esse é um óleo com menor eficiência na variação das temperaturas, quando comparados com os sintéticos.
É mais popular, normalmente dirigido as motos que são mais antigas. O segundo tipo de óleo que vamos mencionar é o semi sintético. Ele é praticamente feito por meio de uma mistura de alguns óleos minerais e sintéticos. Então, é necessária uma combinação de uma pequena quantidade de óleo sintético com óleo mineral para ter um produto muito bom.
Assim, a resistência de oxidação é muito maior do que com o óleo mineral. Por fim, temos o óleo sintético. Este tipo de óleo é feito em laboratório, e o seu desenvolvimento possui alguns aditivos de muita qualidade. Dessa maneira, a proteção, a economia, a qualidade, a limpeza e o desempenho são muito maiores do que qualquer um desses óleos.
Aproveite esse conhecimento que você acaba de ganhar sobre óleo lubrificante e compartilhe com os seus amigos. É possível que seja muito útil pra eles também!