Hoje nós iremos conversar sobre um assunto bem sério. Será que uma pessoa que tem ansiedade pode tomar melatonina? De fato, talvez você nem saiba o que é essa substância, mas nós vamos mostrar pra você como ela funciona e o porquê desse questionamento. Será que ela aumenta os batimentos cardíacos ou coisas assim? Vamos ver bem de perto para que não haja mais dúvidas.
Sem dúvidas, nós sabemos que nesses tempos de pandemia muitas pessoas têm desenvolvido diversos transtornos psicológicos, não é mesmo? Depressão, ansiedade, crises de pânico, burnout e muitos outros. Bem mais do que apenas um vírus, esse momento, que ainda é presente, acarretou em diversas consequências que mexeram com o emocional da grande maioria da humanidade.
Sendo assim, é impossível não conversarmos um pouquinho sobre assunto, não é verdade? Então, será que essa substância faz mal pras pessoas que desenvolveram transtornos de ansiedade durante os anos? Se você tem essa dúvida, esse artigo é pra você!
Nesse sentido, se é a primeira vez que você visita o nosso site, nós agradecemos e desejamos as boas-vindas! Não se sinta acuado, pode ficar bem à vontade pra conhecer o nosso trabalho e ler os nossos artigos passados. Podem acabar sendo muito úteis pra você! Deixe o seu feedback, o seu comentário ou a sua dúvida abaixo. Assim que possível, ele se tornará um artigo de resposta.
Então, vamos direto ao assunto, né? Sem mais delongas, eu desejo a você uma boa e agradável leitura. Vamos lá!
Melatonina: seria a kryptonita dos ansiosos?
Antes de qualquer coisa, é muito importante nós conhecermos a melatonina e quais são as suas composições e efeitos no corpo. Por que será que serve essa substância e o que ela trata? Vamos dar uma olhadinha. Primeiramente, essa substância é um hormônio que o nosso organismo produz naturalmente. Esse hormônio é gerado na glândula pineal do cérebro. É bem complicado.
Realmente, não tem como não usar esses termos que são mais técnicos, porque o assunto é profundo. Espero que vocês tenham paciência com a gente! Ao longo do artigo vamos explicando cada termo utilizado. Bom, de fato, esse hormônio regula o nosso ciclo circadiano, que acaba estimulando o nosso sono no final do dia. Afinal, o que é ciclo circadiano?
Nada mais é do que mudanças comportamentais, mentais e físicas que seguem num ciclo de 24 horas. Normalmente, essas mudanças acontecem por influência da luz e da escuridão natural que afeta a grande maioria dos seres vivos. Pronto, termo explicado, agora vamos seguir!
No nosso organismo, a melatonina é produzida em maior quantidade no fim do dia. Nesse sentido, o nosso metabolismo já está um pouco mais lento, com menos estímulos luminosos e sonoros. Assim, essa substância é produzida com muito mais força. A verdade é que à medida que nós envelhecemos, essa produção diminui. Sendo assim, os distúrbios do sono costumam ser muito mais frequentes em pessoas com mais idade. Enfim, nesse contexto geral, podemos deduzir que a melatonina é muito boa, principalmente para pessoas ansiosas!
Vamos agora conversar sobre o suplemento ou medicamentos que podem nos ajudar nesse sentido. Caso seu organismo produza muito pouco dessa substância, então faz sentido recorrer a essas alternativas. Então, vamos ver como elas funcionam.
Conhecendo os suplementos e/ou medicamentos
Como vimos acima, a melatonina é uma substância que melhora a qualidade do nosso sono. Ela ajuda a tratar insónias e tudo aquilo que perturba o seu sono. Nesse sentido, existem medicamentos e suplementos, como o Melatonina e o Melatonina DHEA que ajudam na produção dessa substância no nosso organismo. Eles devem ser consumidos de forma oral, como um medicamento comum.
Óbvio que é mais do que necessário que você consulte um médico que é especialista no assunto. Ele vai te passar uma receita e também a melhor maneira de consumir esse medicamento, de forma segura e adequada. Então, antes de mais nada, vá a um médico, relate o seu problema a esse profissional. E ele vai te indicar qual é o melhor medicamento e qual a melhor dose a ser tomada.
Além de te ajudar a dormir, ele possui uma ação antioxidante. Ou seja, a melatonina fortalece o seu sistema imunológico, que previne várias doenças e ajuda a controlar doenças psicológicas. Nesse sentido, além dos problemas com sono. Essa substância pode ser muito útil no tratamento de fibromialgia, Alzheimer, glaucoma e muitos outros.
Também auxilia na melhora da depressão sazonal, que é um tipo de depressão que comumente acontece no período do inverno. Dessa maneira, provocando um sono em excesso, um aumento do apetite, dificuldade em se concentrar e uma tristeza sem precedentes. Além disso, consumir melatonina reduz a acidez do nosso estômago! Seria um sonho?!
Espero que você tenha gostado desse assunto. Como podemos constatar, a melatonina é um grande ajudante do ser humano! Se você se sentiu interessado em se aprofundar nesse assunto, pesquise com bastante cuidado para não cair em sites de sensacionalismo e misticismo. Nos vemos em breve!