Concurso


O Concurso de Ideias para Porto Alegre contou com diversos participantes, que ofereceram soluções criativas para a melhoria da infraestrutura de sua cidade. O Sinaenco acredita que é pensando antes que se constrói a cidade do futuro. Obrigada a todos aqueles que, a sua maneira, estão ajudando a planejar a Porto Alegre que queremos!

Confira abaixo as ideias vencedoras:

Votação Online

   

Isadora Scopel Simon, 21 anos,
estudante de arquitetura da Unisinos


Vegetação na cidade

É essencial a arborização da cidade, além de, a exemplo de São Paulo, utilizar outros tipos de espaços, como as paredes dos edifícios, ou seja, implantação de jardins verticais. Quanto mais verde, melhor! Além de embelezar a cidade, as melhorias aos cidadãos e ao ambiente são imensas.

“Estudo arquitetura e urbanismo e me identifico muito com os temas que tem a ver com sustentabilidade. Além disso, vi que São Paulo está adotando solução parecida. Porto Alegre tem muitos prédios antigos, que podem ser restaurados, e que com vegetação fica melhor ainda. Pensei nos jardins tanto como solução ambiental, para ajudar a amenizar a poluição, como forma de oferecer conforto térmico do usuário do edifício. Claro que, em consequência, eles vão embelezar a cidade. Fiquei sabendo do concurso por uma página que curto no Facebook. Acho importante concursos como esses: não é sempre que as pessoas são chamadas para dar sua opinião, ideia sobre onde mora. Esta é uma oportunidade.”






Votação da Comissão Técnica

   

Valdir Flores,
engenheiro da prefeitura de Porto Alegre


Mobilidade Urbana

O último grande evento de mobilidade urbana em nossa cidade foi a implantação dos corredores de ônibus, que sucederam as obras de túneis e elevadas da década 60/70. Hoje Porto alegre precisa de um planejamento de mobilidade urbana que envolva a modernização dos semáforos, estabelecimento de semáforos inteligentes que contemplem o fluxo urbano das horas de pico, vias alternativas às vias de grande fluxo, plano cicloviário que contemple a interligação dos bairro a shoppings/centros de eventos, planejamento de uso do solo urbano contemplando obras de infraestrutura (saneamento, energia, comunicação, arborização) casadas com melhorias a serem implantadas naquela via. É urgente a criação de uma Secretaria de Mobilidade Urbana atuante nas questões viárias.

“Por meio do concurso do Sinaenco, vi uma oportunidade colaborar com a minha cidade, principalmente na melhoria da infraestrutura. Acho importante criarmos um órgão destinado à questão dos transportes urbanos, que seria a Secretaria de Mobilidade Urbana. Em Porto Alegre é visível que falta planejamento e uma maior participação da engenharia no desenho das soluções de mobilidade urbana. Uma das ideias que defendo é a implantação de uma via expressa ligando as regiões Norte e Sul, com poucos semáforos, para desafogar a área central. A construção de quatro novas linhas de metrô também diminuiria consideravelmente o trânsito e aumenta a rapidez de locomoção”.



Votação da Comissão Técnica

   

Emerson Goulart Ostrowski,
40 anos, estudante de
engenharia da PUCRS


Aeromóvel em vias planas

Minha ideia é que se construa um aeromóvel que saia da UFRGS, no campus do centro, pela perimetral, até a Borges de Medeiros e depois em direção à Av. Ipiranga, no shopping Praia de Belas, onde, por cima do arroio dilúvio, se construa a via suspensa para que ele percorra toda a Av. Ipiranga, passando pela PUCRS, entrando na Antônio de Carvalho em direção à Av. Bento Gonçalves até o campus UFRGS Agronomia. Teria-se a única elevada, o trecho em frente à faculdade de Agronomia na Av. Bento Gonçalves. Todo o trajeto seria feito por avenidas largas e com bom canteiro central, dispensando desapropriações e outros impactos urbanos, visto que espaço para a obra não faltam. O aeromóvel poderia ainda ser substituído por trens leves elétricos.

“A minha ideia surgiu a partir de um trabalho da faculdade, que tinha como objetivo projetar uma cidade mais moderna. Isso me fez pensar em um projeto como o do aeromóvel, que seria uma solução viável, já que Porto Alegre é bem plana e possui muitos canteiros centrais. O projeto pode atrair mais investimentos em infraestrutura e transporte para cidade, e impulsionar novas interligações, por exemplo, com VLTs. A iniciativa do Sinaenco é ótima, pois estimula que os próprios cidadãos encontrem soluções para sua cidade e compartilhem suas ideias”.