INFRAESTRUTURA

Em 25 anos, muita coisa acontece
e muda a face das nossas cidades

As principais intervenções do Poder Público na Grande Porto Alegre foram feitas na melhoria do sistema viário.


3ª Perimetral

Em Porto Alegre a principal obra foi a ampliação e modernização da 3ª Perimetral conjugada com um corredor de ônibus. A obra ainda está incompleta, com vários viadutos em construção.

Usina do Gasômetro

Em 1993, em Porto Alegre, a antiga Usina do Gasômetro, junto à orla do Guaíba, desativada na década de 1970, é transformada pela Prefeitura Municipal num espaço cultural e passa a se chamar Usina do Gasômetro – Fábrica de Cultura.

Extensão do metrô até Novo Hamburgo

Os investimentos nos sistema de transporte coletivo “patinaram” com sucessivas promessas e postergações na ampliação do sistema ferroviário urbano e linhas metroviárias. O metrô chegou a Novo Hamburgo, alcançando uma extensão de 39 km.

Aeromóvel

O aeromóvel ligando a estação Aeroporto do Metrô ao Terminal de Passageiros 1 já está em testes.


Investimentos industriais

Por outro lado, o setor privado desenvolveu diversas ações concretas, como:

  • A ampliação dos complexos industriais em Gravataí
  • A implantação do Polo Naval no Rio Grande, com extensão para o polo de suprimento em Charqueadas que, embora fora da Região Metropolitana de Porto Alegre, impacta-na.

Um novo centro de escritórios e comércio

Um novo e moderno centro de escritórios e comércio vem sendo desenvolvido pelo setor privado, na confluência entre a Av. Carlos Gomes (3ª Perimetral) e Av. Nilo Peçanha e no entorno do Shopping Iguatemi, com a construção de diversos prédios de escritórios, além de hoteis e estabelecimentos comerciais.

Na área da antiga fábrica da Wallig, o grupo Zaffari implantou um novo Shopping Bourbon, com a previsão de interligação com um Centro de Convenções.

A transferência do estádio do Grêmio

O Grêmio transferiu o seu estádio Olímpico para uma nova área, em Humaitá, onde se prevê um complexo imobiliário de grande porte. Mas fora a arena, as demais construções ainda não decolaram, tampouco a reurbanização prevista para a área.