Concurso


O Concurso de Ideias para Goiânia contou com diversos participantes, que ofereceram soluções criativas para a melhoria da infraestrutura de sua cidade. O Sinaenco acredita que é pensando antes que se constrói a cidade do futuro. Obrigada a todos aqueles que, a sua maneira, estão ajudando a planejar a Goiânia que queremos!

Confira abaixo as ideias vencedoras:

Votação Online

   

Henrique Luiz de Araújo Costa, 60 anos
Engenheiro Agrônomo


Proteção das fontes de abastecimento de água de Goiânia

A ocupação e uso dos solos, rurais e urbanos, de forma desordenada comprometem a qualidade e a quantidade das águas de quaisquer cursos hídricos, notadamente dos mananciais de abastecimento público, chegando a prejudicar o abastecimento das cidades. Sugiro: 01 ) Nos planejamentos urbanos e Planos Diretores, direcionarem o crescimento das cidades em direção oposta às captações de água. Criarem Unidades de Conservação entorno das captações de água de Goiânia 02) Incluírem nos projetos urbanísticos, todos os tipos possíveis de dispositivos de infiltração de águas pluviais; reaproveitamento, retenção, infiltração em instalações prediais, solos, ruas, sarjetas, "bocas de lobo", áreas verdes, unidades de conservação, etc, como forma de recompensar o ambiente construído e recarregar os aquíferos urbanos, e, consequentemente, as nascentes e cursos hídricos urbanos.

“Trabalho com proteção a mananciais há mais de 22 anos e sei da importância que é de se preservar as áreas de captação de água para o abastecimento da cidade. O crescimento desenfreado da cidade pode gerar grandes problemas ambientais, se medidas importantes não forem tomadas agora. Por exemplo, criar unidades de conservação nas principais áreas de captações de água de Goiânia, implantar medidas de preservação em nascentes e aquíferos, e também incluir nos novos projetos urbanísticos mecanismos para infiltração de águas pluviais, reaproveitamento dessas águas.”






Votação da Comissão Técnica

   

Maurício Almeida Tavares, 63 anos
Engenheiro


Incentivar Adensamento populacional do Setor Central e a Construção de Edifícios Garagem

Proponho incentivar a construção de habitações populares no Setor Central, diminuindo os impostos incidentes em toda a cadeia produtiva de materiais de construção, e até eliminando-se os impostos em casos que as habitações sejam ocupadas por pessoas de áreas de risco (Vila Roriz, p.ex.) ou áreas às margens de cursos d água. Devem ser habitações de baixo padrão, multi residenciais, entre a Av. Independência e a Av. Paranaíba (Bairro Popular). Caso as pessoas não queiram deixar suas habitações originais nesses locais (Áreas de risco e às margens de cursos d água), deve-se subir os impostos para esses locais e forçar a saída gradual dessas pessoas. Proponho também incentivar ( eliminar a cobrança de ICMS, p.ex.) a construção de edifícios - garagem ao lado de avenidas com faixas exclusivas para ônibus e proibir se o estacionamento de veículos completamente nessas vias.

“Essa iniciativa do Sinaenco é muito interessante porque dá abertura para se pensar a cidade em que se vive de novas formas. Meu projeto propõe remodelar algumas áreas da cidade e também aproximar as pessoas dos setores de desenvolvimento, através da construção novas habitações e implantação da infraestrutura necessária. Para resolver o problema do trânsito, cada vez mais presente no nosso dia-a-dia, minha ideia é a criação de edifícios garagem, diminuindo o número de carros estacionadas em vias onde há faixas exclusivas de ônibus.”



Votação da Comissão Técnica

   

Aluízio Antunes Barreira, 73 anos
Arquiteto e Urbanista


Veículo Leve sobre Trilhos - VLT - Eixo Leste Oeste

Via existente no antigo leito da Linha Férrea que atravessa o Centro da cidade, interligando a cidade de Trindade a cidade Senador Canedo o que possibilita revitalizar longos trechos de habitações individuais criando possibilidade de adensamento de milhares de edificações com preços compatíveis com os trabalhadores e descomprimindo o eixo Anhanguera.

“O VLT é um meio de transporte ideal para a Goiânia, porque j cidade tem estrutura para sua implantação. A construção do VLT pode ainda incentivar novos empreendimentos ao longo do seu trajeto. O concurso de Olho no Futuro é uma ótima oportunidade para apresentar propostas para nossa cidade e participar do debate de como ela será daqui a alguns anos."