INFRAESTRUTURA

Em 25 anos, muita coisa acontece e muda a face das nossas cidades

Florianópolis, como várias outras capitais, desenvolveu-se como o centro da Administração Pública estadual e das regionais da Administração Federal, do comércio e dos serviços regionais.

 

Pontes

Em 1991 foi aberta a terceira ponte que liga a ilha de Santa Catarina à área continental de Florianópolis: a Ponte Pedro Ivo Campos, depois de muitos anos de construção.

Nesse mesmo tempo a ponte Hercílio Luz, a primeira delas, foi interditada definitivamente, permanecendo apenas como uma atração turística.

 

Ocupação da Av. Beira Mar

Embora construída sobre um aterro dos anos 60 e 70, a sua conformação atual data dos anos 80, sendo que nos últimos 25 anos teve a intensificação da ocupação imobiliária, que lhe dá a caracterização atual. Houve verticalização da orla por edifícios residenciais e hoteleiros, assim como a ocupação complementar por estabelecimentos de gastronomia e de compras.

 

Os resorts e a infraestrutura

Fora do principal centro urbano foram implantados diversos resorts para aproveitar as belezas naturais, com o suporte da infraestrutura rodoviária implantada pelo poder público (SC-401).

Os principais deles se localizaram no norte da ilha (Canasvieiras, Ingleses e outros).

A SC-401 foi recentemente duplicada, mas ainda de forma incompleta.

Houve uma tentativa frustrada de cobrança de pedágio, o que inviabilizou o propósito de concessão.